Momentos

Momentos

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

10 anos atrás...

Nesse mês, novembro de 2010 completo 10 anos de triathlon. Como a grande maioria, foi por acaso.

Sempre gostei de praia, o surf me acompanhou a vida toda. Com a venda do meu carro, tive que procurar outro "meio de transporte", pois um final de semana sem praia era impensável. Meu irmão tinha uma caloi 12 italy, verde agua, 6 marchas. Pronto ! meu problema estava resolvido.

Em poucas semanas, o objetivo já nao era apenas "ir a praia". A distância da minha casa à barra, 10 km, era pouca. Dava uma "esticada" até o quebra mar. Na época, como a reserva era pista unica, dava pra ir até a prainha direto pela orla. Parecia um "forest gump", rodava sozinho, de tenis, camiseta, bermudão, sem capacete, sem bomba, sem agua, no mais puro estilo "caça foice".

Lembro do pelotão de ciclistas da zona sul, que chegava na barra perto das 7 horas, eu tentava acompanhar, e as vezes conseguia....indo até o recreio pela reserva.....bons tempos !

Um certo dia, vi uma propaganda no jornal "O DIA" sobre o circuito estadual de triathlon. Pensei comigo. "Ja pedalo, sempre surfei, tinho uma noção de mar/natação e correr....bem correr a gente aprende quando criança" e me inscrevi na prova.....Lá em casa todos acharam loucura.....Como EU, magrelo, ia fazer triathlon, um esporte de super-homens ?

Treinei pra completar a prova, fiz um intensivo de 2 semanas de natacao, pra garantir que ia sair da agua vivo. A distância escolhida foi a sprint ( 500, 10, 2.5 ). O início foi assustador e antes de sair da água só pensava "o que é que eu estou fazendo aqui ???".

Mas ao completar veio a satizfação e a certeza de que tinha "me encontrado". Isso foi em julho de 2000.

Na prova estavam Armando Barcellos, que ia competir nas olimpiadas de sidnei, Marcus Ornellas, o falecido Thiago Machado, Virgilio de Castilho e meu futuro treinador, Alexandre Maximiliano, que ganhou o estadual naquele ano. no feminino, Sandra Soldan e Mariana, que também iam pra Sidnei.

Em novembro comecei "oficialmente" a treinar triathlon, com planilhas e tudo. Escolhi o Max, pois era o treinador mais perto da minha casa, e tinha ganho o estadual. Pensei...."po esse cara deve entender disso...."

Acredito ter sido a época de ouro do triathlon carioca. As provas eram noticiadas no globo esporte, o triathlon estreiava nas olimpíadas, e o Brasil tinha um time de peso, tanto no masculino, quanto no feminino.

Tive a oportunidade de correr 2 provas do Trofeu Brasil em copacabana. Vi a estreia do Long Distance em pirassununga. Já o IronMan.....era uma prova pra poucos mesmo......no Rio a gente contava nos dedos quem treinava...uma prova que eu considerava "loucura" e nunca iria fazer.

O saldo desses 10 anos é extremamente positivo.

Fiz, literalmente, uma centena de amigos e mais algumas centenas de provas;
Conquistei alguns desafios que em 2000, eram impossíveis :
O 1o olimpico em 2001 ;
O 1o meio-iron em 2002 ;
O 1o iron em 2006, completos em 11:54....meu objetivo era o sub-12
A classificação pro mundial age-group da ITU em 2005 ;
A classificação pro mundial de ironman 70.3 em 2006,2007 e 2008
E, acredito, a maior vitória de todas, a classificação pra Kona em 2009, no Iron Brasil, com 9:45.

E agora.....no mês de aniversário de 10 anos, como presente de Deus, vou ser pai da triatletinha giovanna, que está pra chegar por esses dias....A mamãe.....como não podia deixar de ser, conheci no triathlon, no 70.3 de brasilia, em 2007, a também triatleta Carol.

Que venham os próximos 10,20, 30 anos !!!!!

Um comentário:

  1. Vc começou quando eu estava parando por motivo de contusão.A depressão bateu forte e voltei em 2002,esse esporte é uma droga mais forte que o crack.rrsrsrs.Abraço.

    ResponderExcluir