Momentos

Momentos

terça-feira, 29 de abril de 2014

Meu diario para o IronMan Brasil 2014 - Cap #8 : Need for Speed

Oitava semana de treino específico para o IronMan.

Depois do pico de volume de corrida e bike na semana passada, começamos a diminuir o volume e aumentar a intensidade.

Os treinos que visam endurance e força já foram....chegou o momento de buscar o ritmo de prova, ou seja, acostumar o corpo a "trabalhar" na velocidade e intensidade que pretendo fazer no IronMan

Essa semana foi um pouco atípica, pois tive uma viagem a trabalho, restando como opção para treinos a esteira e spinning.

O desafio maior seria encaixar a 1a etapa do estadual de triathlon, um short triathlon no domingo, sem compromenter os treinos longos de bike e corrida do final de semana.


Resumo da semana #8

2a feira - feriado !!! swim 2500 no mar com roupa de borracha
3a feira - spinning 1h:30
4a feira - 11km esteira progressivo de 12km/h a 13.5 km/h
5a feira - 1h:15 de bike+run ( spinning+esteira ) 5 x ( 5 min bike/5min corrida )
6a feira - 2400 swim, série principal 5x200

Sabado :  Treino de bike

166 km na BR040 : Todo treino longo reserva uma surpresa, e esse não foi diferente. Parti do brasão as 7 e pouco, e dessa vez acompanhado ( Anderson Rogenski, Tosta e mais dois atletas IronGuides foram as companias do dia ) . Num excelente dia pra pedalar, frio e sol, onde desgaste é bem menor, fizemos um bom ritmo até o 2o pedagio. Pra ter uma idéia de como estava frio, quando paramos no pedágio de matias barbosa, o weather channel marcava 16 graus. Nesses 83 kms bebi apenas 1/2 caramanhola.

Na volta, depois de 1 pneu furado, abastecemos na "coxinha" e seguimos no mesmo ritmo e, de tão bem que estávamos, passamos direto pelo pedagio pra fechar os 25kms finais. Mais um pneu furado na subida da itaipava e aí a BR nos presenteou com um tufão que fazia curvas e insistia em nos pegar de frente....sempre.

A 2a vez do Anderson na BR....belo cartão de visitas. Falei "Relaxa, esquece a média e vamos completar esse treino".



Apesar do final "dolorido" terminamos bem, lembrando que no dia seguinte teríamos o short triathlon pra encarar, e uma galerinha com a faca nos dentes, que ficou o sabado descansando, doida pra nos atropelar !!!!!!


Create Maps or search from 80 million at MapMyRun



Domingo : short triathlon + Treino de run

Estadual de Short Triathlon e depois correr mais 20 km. Esse era o desafio. Fazer um prova "decente" e correr bem os 20 km.

A super-vovó entrou mais uma vez em ação e levou a pequerruchas pra passar o domingo com ela, dando mais tranquilidade pra descansar no finalzinho de sabado.

Um amigo de Brasilia veio pra fazer a prova e ficou lá em casa. Papo vai-papo vem, jantamos uma "dominos", arrumamos bike, etc... e fui dormir lá pelas 11 e pouco.

Acordei as 5:30 me sentindo bem. Um Expresso, tres bisnaguitos, mochila nas costas, bike na mão e em 15 minutos estavamos na transição.

Outono no Rio, melhor época do ano. Sol e 20 e poucos graus. Dia perfeito. O mar um pouco agitado alterou o local da largada, sendo feita no canto do recreio, e acredito que por questões de seguranca, a natação foi menor ( talvez uns 500 mts ).

Sem surpresas na natação, sai da agua junto de um grande grupo. Na T1 espalhou um pouco e comecei o pedal com o Rodrigo Cerqueira ( ATP Petropolis ) e um outro atleta. Daí senti o peso dos 160 km....as pernas estavam pesadas e sem força pra pedalar. Aguentei o ritmo e conseguimos buscar um grande grupo que estava a frente.

Nao me restou outra opção a não ser descansar "na rabeira do pelote". Os 20km de pedal foram um "passeio", chegando na T2 novamente com um grande grupo. Saí pra correr bem e mantive um bom ritmo até o retorno. Nos 2 kms finais as pernas estavam pesadas e não consegui mater o mesmo pace. Fechei em 1:01 ( lembrando q não tinha os 750 de natação ).



Depois de uns 20 minutos de "social" na chegada, me arrumei e parti para os 20km. Fui até o inicio do recreio, voltei, estiquei até prainha, grumari, retornando ao pontal. Fechei 1h:50 e 19.5 kms.

Excelente. Fiquei muito satisfeito por ter conseguido manter o ritmo de 5 min/km no plano.

Hoje, olhando os resultados vi que fiquei em 2o na "catiguria", 25 geral e fazendo umas contas de padeiro, a corrida deve ter dado uns 20:30, pace de 4:06 por km !!! Sem desculpas, foi o melhor que fiz, independente de qualqer coisa. Parabêns pra todos os atletas e organização. A prova foi excelente. Realmente o Recreio é um paraíso para o triathlon.


Create Maps or search from 80 million at MapMyRun

E fechando o domingão com chave de ouro, rolou o já tradicional churrasco pós-prova no "varandão dos simon"....Com uma galera nota 1000, comprovando que o melhor do triathlon são as amizades !!!



Semana que vem o tem o ultimo treino longo, um 180km de bike em ritmo de prova no sabado e uma corrida de 30km, também em ritmo de prova.....depois é correr pro abraço !

Boa semana, bons treinos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário