Momentos

Momentos

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Meu diario para o IronMan Brasil 2014 - Cap #10 : Recovering...

Décima semana de treino específico para o IronMan.

Apesar do volume de treino ser baixo, as duas ultimas semanas de preparação para o Iron são extremamente importantes.

O que tinha pra ser feito, já foi. Agora o momento é de recuperação. A ansiedade sempre nos leva a cometer erros básicos, como tentar compensar algum treino que deixou de ser feito neste finalzinho de preparação, e temos que manter a confiança no que já foi feito.

Não acredito que o desempenho no Iron possa ser melhorado por algum treino nessa reta final, mas tenho a certeza absoluta que um treino "a mais", uma forçadinha, um descanso ou alimentação mal feita pode acabar com tudo o que foi feito nos ultimos 2 meses.

Por experiência própria, em 2009 na reta final de preparação para Kona forcei mais os treinos, até praticamente a véspera da viagem, esperando me preparar melhor para as dificuldades da prova na ilha, que são infinitamente maiores que Floripa.

Resultado, cheguei em kona fraco, cansado e com baixa imunidade. Tres dias na ilha e caí gripado. Completei a prova na garra, deixei tudo o que tinha naquele dia para cruzar a linha.

Aprendi por experiência propria o que NÃO FUNCIONA !

Já em 2011, perdi uns 2 treinos de bike e 1 de corrida. Nas duas semanas finais, preocupei-me apenas em recuperar o corpo. O resultado....meu melhor tempo ( 9:38 ) mesmo com menos treino que em anos anteriores.

Essa semana tive que ir a São Paulo a trabalho. Acordar cedo, taxi, embarque no sdu, desembarque em congonhas, outro taxi, o dia inteiro em cliente. Cheguei no hotel umas 7 e pouco da noite. E a vontade e animo pra treinar ? Devem ter ficado no Rio. Mesmo assim, fui me arrastando pra sala de ginastica do hotel e encarei 50 minutos na ergométrica. Quarta-feira a mesma coisa, muito cansado. Corri 10 km no parque "Celso Daniel" em Santo André em ritmo de vovó mafalda. Quinta-feira, trabalhei até tarde e não deu pra fazer nada.

Resumo da semana #10

2a feira - swim 2700 serie principal 6x200
3a feira - 50 minutos ergométrica
4a feira - 10 km trote
5a feira - off
6a feira - swim 2200 ( 2x1000 )

Sabado :  Treino de bike

120 km na BR040 : Acordei como sempre as 5 da manha e chovia...bastante. Como não sou de açucar, me arrumei e parti pra BR. Passando o tunel da linha amarela, não chovia mais. Chegando no Brazão, começou a cair uma garoa e saí pra pedalar assim mesmo. Com 3 kms a garoa parou e não choveu o restante do treino. Na verdade, apesar de muito frio, em alguns momentos o sol apareceu e foi mais um dia perfeito pra pedalar.

Nos 20km finais, como sempre, o vento entrou e dificultou um pouco o dia. Mas terminei o treino com uma das melhores médias e saí pra correr 8 kms bem tranquilo.

Como esse foi o ultimo treino, me dei o direito de fazer entrevista durante o pedal. Seguem os trechos :
Subida da concha : Após algumas subidas leves e curtas a partir do km 37, essa subida de 4 kms começa no Km 41, finalizando no pedágio, onde agua e expresso 0800 nos esperam.


Subida de Pedro do Rio ( itaipava ) : Chegando na cervejaria, uma subida leve e longa seria fácil se você não a tivesse que encarar com 150, 170 kms nas pernas...



Subida Brazão : Pra fechar o treino com chave de ouro, do Km 67 ao 71 uma série de subidas e falso planos que jogam a ultima pá-de-cal em cima de quem já está morto..




Create Maps or search from 80 million at MapMyRun


Domingo : 21 km da mizuno + 5 kms solto

Aproveitei a 1/2 da mizuno no quintal de casa pra fazer um treino de luxo. A idéia era tentar correr no ritmo de 4:40 min/km e fechar a proca abaixo de 1:40.

Novamente, o dia amanheceu chuvoso e a chuva apertou minutos antes da largada, mas quando a prova comecou, a chuva parou e não deu mais as caras. O dia estava perfeito, nublado e frio.

Passei o 1o km para 4:30 min/km confortável e resolvi tentar manter o ritmo. Suportei bem até o km 16, onde o diesel acabou e fui no embalo até o final. Resolvi não forçar e apenas completar a prova. Fechei em 1:37, excelente tempo, mesmo tempo da asics, mas tendo feito um treino muito mais pesado no sabado.

Soltei os 5 kms e fui pra casa feliz, comemorar o dia das maes !!!




Create Maps or search from 80 million at MapMyRun

Pra essa semana.....targifor C todo dia e treinos leves,

Boa semana, bons treinos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário