Momentos

Momentos

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Half Punta...Uma grata surpresa !!

Fiz minha incrição no HalfPunta no final de outubro. 

Até então, sem compromisso nenhum, vinha fazendo durante a semana 1 treino de natacao, 1 spinning e um treino de esteira. Nos finais de semana, o pedal em grupo pela barra, sempre perto de 100km e a longa de corrida, normalmente uns 15km feitos na 2a feira.
 

Teria pela frente 3 semanas para aumentar o volume e me preparar razoavelmente para a prova.
 

Confesso que tinha curiosidade em conhecer Punta del Este, e o HalfPunta caiu como uma luva....mas porque um 1/2 Iron ?
 

Atualmente penso ser mais competitivo em um 1/2 Iron do que num olímpico...Por quê ? Pelo seguinte :
 

1. A natação é a mesma coisa....ou seja, o treino para nadar 1,5 km é o mesmo para 1,9.
 

2. O ciclismo é mais fácil....como assim ? Sim....pelo que treino atualmente, é mais fácil pedalar os 90km entre 35-37 km/h de média do que os 40km e 38-40 km/h.
 

3. A corrida idem.... Para ser competitivo no olimpico tem que correr os 10km na casa dos 40min, ou seja, um pace de 4min e poucos por km !!! Ja no Half, é possivel ser competitivo com uma corridinha com pace de 4 alto, 5 min/km.
 

Logo, nao teria que mudar muito o meu escasso tempo de treinos para completar a prova "razoavelmente bem".
 

A outra motivação para a prova/viagem é que a Carol ( Eu nem tanto.... ) estava precisando de um tempinho longe de fraldas, mamadeiras, disney movies....ou seja, passar um final de semana como adultos.
 

As meninas são dois anjinhos .... mas de vez em quando é preciso um break.
 

Nas 3 semanas seguintes, consegui nadar 2 vezes por semana, fiz 2 treinos de bike de 100km na rio-teresópolis e as longas de corrida....bem foram o que vinham sendo, ou seja, mais ou menos 1:30 de run. Durante a semana foi o de sempre....esteira e spinning.
 

Foi uma viagem bate e volta mesmo....As pimpolhas ficaram com minha mãe...e como a Gabi ainda está mamando, nao podia ficar muito tempo longe de mãe....e Eu tambêm não aguentaria muito mais tempo londe delas. Lembro que trabalho fora do Rio e só o final de semana para curtir a paternidade.
 

A Viagem

Saimos para punta no sabado pela manha. O vôo é muito tranquilo e rapido. em 2hrs e pouco chegamos em montevidéo. Pegamos o busão para Punta ao meio dia e 1h e meia depois ja estavamos em nosso destino.
 



Punta

Punta é realmente tudo aquilo que falam. Muito bonita, arruamada, belos prédios, arquitetura moderna, praia limpa e organizada....enfim, tudo o que um balneário deve ser.
 

De tão desacostumado a competir, esqueci o selim, óculos de natação, não levei nenum gel ou malto.
 

O Sabado foi bem corrido. Entre almoço, kit, montar a bike e resolver as pendengas ( O óculos, selim, gel )...O dia acabou.
 

A transiçao ja estava aberta no sabado mesmo, mas preferi deixar a bike no domingo, tendo um pouco mais de tempo para arrumar tudo. Assim foi o sabado...nao deu tempo de fazer muita coisa a mais, a não ser jantar e dormir.
 




A prova
 

Gosto de provas com largada um pouco mais tarde e em punta, a largada do half foi as 9hrs. Deu para dormir mais um pouquino, deixar o tenis e bike nas duas transicoes, tomar o café com calma e ir para a largada.
 

A natação é bem em frente ao Conrad Cassino. Agua calma, limpa e gelada !!! Fui pego de surpresa...acho q ainda faltavam alguns minutos para as 9 quando foi dada a largada. 

Tinha acabado de pisar na areia, com a toca e oculos na mao. Fui correndo pra agua colocando a toca e oculos, mas nao perdi muita coisa. A largada foi bem tranquila e logo consegui me posicionar no 1o grupo.
 

O percurso era de 1 unica volta em sentido horário. Acho q saí entre os 15 primeiros. Meus incriveis treinos de 2500 2x por semana deram resultado !!! rsrsrs
 

Peguei a bike na T1, no estacionamento do conrad e comecei o pedal bem. Estava muito sol e ventava um pouco. O percurso, apesar do excelente asfalto, é chato. Um circuito de 7 e poucos km onde vai e volta por uma pista, vai e volta pela outra pista para completar 1 volta de 30km....e faz isso 3 vezes !!! tudo na orla, logo, sempre tem vento. É muito semelhante a barra da tijuca. Imagina pedalar ida e volta do quebra-mar ao alfabarra pela pista da praia, passar para a outra pista e ir e voltar e fazer isso 3 vezes, com o vento caracteristico da barra.
 

Ja no meio da 1a volta nao me sentia forte, nao consegui encaixar um bom ritmo e acabei fazendo um péssimo pedal, acima de 2:40 !!!! O percurso é duro....mas ja pedalei outros  1/2 Irons muito mais duros e fiz tempos melhores...paciência, cada dia é um dia. Resolvi nao me matar e salvar alguma coisa pra corrida
 

Entreguei a bike....pelo q tinha contado, entre os 30 primeiros.
 

A corrida é toda na orla tambêm, em sentido inverso ao do pedal. O vento q atrapalhou no pedal ajudou na corrida. Vai 5 km, Volta 5km, passa pela chegada, e faz outra volta.
 

Meu objetivo era correr perto do pace de 5min/km, e consegui ! fechei em 1:43, para os meus padrões atuais, excelente !
 

Fiquei satizfeito com o resultado geral, apesar do tempo total alto de 4:54, fiquei em 5o lugar na categoria e 36 no geral.
 

Aproveitei o restante do domingo para conhecer a Barra, Marina, locais muito bonitos.
 




Na 2a feira descansamos um pouco na piscina do conrad e partimos depois do almoco. A noite cheguei em casa com a GiGi ainda acordada....o que foi bom na viagem, ficou melhor ainda na volta.
 



A alegria dela ao nos ver.....foi simplesmente indescritivel. A menina ligou 220v, corria, abraçava, ria, gritava....e depois de uns 45minutos desmaiar. Tenho certeza que estava apenas nos esperando !!!!!
 

Resumindo.....
 

A viagem/prova vale muito a pena, pelo custo X Beneficio.
 

Inscricao : US$ 180, mais barato que qualquer 1/2 Iron no Brasil e olimpicos da NA.
Transporte : Rapido, 2:30 de voo, peguei uma tarifa da TAM de R$ 500 e poucos, ida e volta !!!
 

Local : Muito bonito. Ja passei da idade de competir por competir. Quero sim, competir , mas tambem conhecer um lugar agradavel e aproveitar para "descansar" a cabeça. Provas tipo Pirassununga, Santos.....nunca mais !!!!
 

Custo Local : Para comer bem, tem q gastar um pouco. Os pratos para 2 ficaram na média de US$ 50. No mais, da pra fazer tudo andando....optei por alugar uma scooter para rodar um pouco depois da prova.
 

Estrutura :
 

Para um Half, Nada de mais....nada de menos. No pedal agua e banana bem distribuidos a cada 7km e gatorade 1x por volta. Na corrida, agua e gatorade a menos de 1,5 km.
 

Para um Iron ? Nem pensar.....acho q falta muita coisa. Comecando pelo percurso da bike, que eu nao faço 6 voltas de 30km num circuito de 7km nem que me paguem !!!! Se quiser ainda assim fazer pelo desafio, não espere nada proximo a Floripa. Leve seus alimentos, bebidas e reze para nao ter nenhum problema mecanico de ultima hora. Tambêm nao espere aquele funil na chegada nem torcida. Quando o Half acabou, ficaram os "herois" do Iron solitarios sob um sol escaldante.
 

Nao existe uma "feirinha". Eram Apenas 2 tendas onde queriam me vender gu a US 10 a unidade !!!!
 

Existe apenas 1 bike shop da trek, por sinal muito bonita, mas nao vai dar vazao a legiao de atletas com ultimos ajustes.
 

Enfim, volto ano que vem para o Half....claro !!! De preferência com um pouco mais de calma para aproveitar melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário