Momentos

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Meu diario para o IronMan Brasil 2014 - Cap #9 : O que tinha pra ser feito

Nona semana de treino específico para o IronMan.

A ultima semana de treino longo de verdade, pois nas proximas duas semanas o volume será bem reduzido, praticamente para "cumprir tabela".

É de lei. Faltando tres semanas para o IronMan realizo uma longa de bike de 180 km na rio-tere e uma corrida de 30 km, tentando simular o percurso da prova e ritmo desejado.

Ja aconteceu, em anos anteriores, de eu ter feito um péssimo treino "nessa semana" e ter feito uma excelente prova, mas, é lógico, com um bom desempenho, a confiança para o dia "I" aumenta !

A semana, como de costume, foi tranquila, com mais um feriado na quinta-feira. Confiando que seria um bom dia para treinar, tirei a 4a feira off.

A Giovanna ja vinha cobrando um passeio na floresta, e no feriado eu não podia deixar de dar essa alegria à Ela, que adora os passeios na cadeirinha da montain bike. Da ultima vez, ela foi presenteada por uma gangue de macaquinhos que invadiram a rua bem na nossa frente. Ela foi ao delírio.

Então, fiz um pedal tranquilo com o Chico e Barak na manha de quinta-feira. Depois, chamei a super-vovó pra ficar com a Gabi, e partimos, Eu, Carol e Gi para o postinho do Alto. A Carol na TT dela e eu com a MTB veínha e a Gi na cadeirinha. Do postinho fomos até o hotel das paineiras, paramos na cachoeira para um pic-nic e voltamos ao postinho.

Pensei em dar uma corridinha no final da tarde, mas dormi e deixei a corrida pra 6a feira.

Resumo da semana #9

2a feira - swim 2500 serie principal 10x100
3a feira - 40 km bike + 8 km run facil
4a feira - off
5a feira - bike 60 km leve
6a feira - 14 km run leve

Sabado :  Treino de bike

180 km na rio-tere : Marquei com o Anderson e Tosta, mas eles fizeram um pedal mais longo, em direção à Schincariol. Aquecemos juntos e comecei o treino com o Paulao.

Acho q ja tinha uns 3 anos que eu não pedalava com ele na estrada. O Paulão é mais que brother, não tem como não gostar dele. O anos passam e ele continua o mesmo fanfarrão de sempre. Pedalar com ele é diversão certa ( e um pouco de sofrimento tambêm ) !

Não podia fechar os treinos sem rodar um pouco com ele. E assim revezamos 30 km, como nos velhos e bons tempos, 30 segundos cada um. No pé da serra ele foi com outro grupo e parti para os 150 km solo.

Um bom treino, bem proximo do ritmo que pretendo fazer na prova. O clima ameno ajudou e deu ainda para uma corridinha de 20 minutos.

Create Maps or search from 80 million at MapMyRun

Domingo : 1 hora de natação no mar + 30 km run
Domingo rolou o famoso aquario do WT no posto 6 e era tudo o que eu precisava. Nadar algum volume com roupa de borracha no mar.

O treino é excelente, com um circuito de boias com saídas na areia que simulam bem uma situação de prova. Tentei nadar no pé dos bons, sobrei um pouco mas foi bom, pois nao senti tanto o cansaço nos braços, que sempre sinto nadando de neoprene.

Treino feito, voltei pra casa, tomei café e parti pros 30 kms de corrida. Ja eram 10 horas e apesar do clima de outono, estava sol e um pouco quente.

O percurso, casa-posto 6-casa pela reserva é 100% plano, e parece facil. Mas quem corre na reserva sabe muito bem o quanto é complicado. A ciclovia é quase sempre abaixo do nivel do mar, com um paredão transforma o lugar num mix de deserto e "energy lab". Desde 2006, o meu primeiro Iron, faço uma das longas nesse percurso e, sinceramente, não tenho boas recordações.

Domingo optei por correr na pista, evitando o "hell" da ciclovia e pegando um pouco do vento que soprava. Acho que a estatégia funcionou, pois corri no mesmo ritmo, sempre proximo dos 5min/km.

Fiz uma parada rapida na padaria do Golden Green para abastecer  ( uma coca 600 ml e uma agua ) e retornei.

Consegui manter o mesmo ritmo, com muita dificuldade até uma 2a parada, ja chegando no recreio. Uma parada rapida tambêm, só para abastecer ( uma pepsi lata e uma agua ) e segui. Faltavam apenas 5 kms e o ritmo caiu um pouco.

Completei os 30 kms exausto, mas dentro do planejado.

Create Maps or search from 80 million at MapMyRun

E agora ? bem, agora o que tinha pra ser feito, foi feito. As proximas semanas serão de recuperação, com treinos apenas para manter o corpo em movimento. Vou tentar dar um foco maior na natação, aumentando um pouco o volume, me alimentar bem, e procurar não ficar doente.

Faltam 2 semanas, mas na verdade, O IronMan já chegou. Quem treinou, treinou, quem não treinou, nao treina mais, simples assim.

Boa semana, bons treinos !!!